top of page
  • Foto do escritorAline Kilian

Entenda a diferença entre Consultoria de Imagem e Consultoria de Personal Stylist


Grande parte dos clientes que me procuram questionam a diferença entre a ​Consultoria de Imagem e a ​Consultoria de Personal Stylist. ​De acordo com a real necessidade do cliente, faremos a escolha adequada de qual trabalho caberá melhor à sua realidade. Essa publicação foi escrita com o intuito de servir como um guia básico sobre a diferença entre estes importantes trabalhos.


Aline Kilian Consultora de Imagem e Esitlo

O Consultor de Imagem e o Personal Stylist são semelhantes em alguns aspectos… Porém, possuem formação profissional e abordagens distintas, superando necessidades diferentes de acordo com cada cliente e caso. Considero importante esclarecer os conceitos de moda, estilo e imagem para facilitar o entendimento das semelhanças e diferenças entre os profissionais citados. A moda é o retrato da sociedade do momento presente. Por exemplo, se analisarmos uma foto dos anos 70, podemos identificar a década apenas pelos trajes das pessoas.


Aline Kilian Personal Stylist - Consultora de Imagem e Estilo

O estilo é atemporal, é a extensão da personalidade humana. É o reflexo das escolhas que a pessoa faz, utilizando da moda o que melhor combina com suas preferências, gostos pessoais e modo de viver.


Aline Kilian Personal Stylist - Consultora de Imagem e Estilo

A imagem é formada por:


Aline Kilian Personal Stylist - Consultora de Imagem e Estilo

“O consultor de imagem se preocupa com o pé, o personal stylist com o sapato.” (Carol Davidson, AICI). O consultor de imagem é mais abrangente. Avalia a imagem como um todo e se preocupa com sua projeção. Tem como objetivo adequar a aparência, personalidade, estilo e a essência do cliente com comunicação, comportamento e os objetivos do mesmo. O consultor analisa quem é o cliente, como ele é percebido e como ele quer ser visto no ambiente profissional e/ou pessoal. A partir desta análise, é possível planejar uma adequação de imagem. O consultor de imagem utiliza o estilo, a moda, as cores, o cabelo, a maquiagem, a roupa e os acessórios como estratégia visual. Ele utiliza estes elementos como ferramenta de comunicação para transmitir uma imagem coerente e com credibilidade.

O personal stylist, por sua vez, veste o cliente de acordo com o que está na moda - levando em consideração o que valoriza seu corpo, as cores que melhor lhe caem e seu estilo. É um trabalho pontual, podendo ser repetido a cada estação. Este profissional pode também auxiliar o cliente em ocasiões especiais, como festas, casamentos e eventos - acompanhando-o durante as compras.

Como não existe uma faculdade de Consultoria de Imagem ou Personal Stylist, os profissionais buscam cursos livres para construírem sua formação. O Consultor de Imagem amplia seus conhecimentos em áreas como visagismo, semiótica, psicologia, comportamento, etiqueta, linguagem não-verbal, sociologia, signifcado das peças e das cores como forma de comunicação, etc. Já o Personal Stylist aprofunda-se nas tendências, frequenta desfiles de moda, e procura informar-se sobre tudo que acontece no momento estando a par de revistas de moda e estilo.

No vídeo abaixo, falo um pouco sobre minha formação profissional. Confira!


A imagem é a marca pessoal de cada indivíduo. É complexo, profundo e transcende o campo da moda. Busque o profissional correto de acordo com sua real necessidade.

Espero ter auxiliado você e esclarecido possíveis dúvidas.



192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page