top of page
  • Foto do escritorAline Kilian

3 dicas para causar uma primeira impressão positiva



Primeira impressão

Atualmente vivemos conectados, sem tempo de conhecer profundamente as pessoas. Por isso, causar uma boa primeira impressão pode sim, abrir portas e gerar interesse a nosso respeito.


Primeiramente é preciso entender como a primeira impressão é formada.

Partimos do princípio que somos seres visuais. Antes mesmo de falar, já estamos emitindo informações a nosso respeito. Julgamos e somos julgados pela aparência, que é uma forma de comunicação não-verbal.

Um estudo pioneiro sobre comunicação não-verbal e linguagem corporal realizado em pelo professor de psicologia Albert Mehrabian da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), comprova que são suficientes apenas 10 segundos para fazermos o julgamento de alguém. Esta primeira impressão é concebida através de:


Portanto não há dúvida de como a comunicação não-verbal é importante. Contudo, a forma como somos percebidos, por muitas vezes, não faz jus a quem somos de verdade. Por mais preparo, estudo e experiência possamos ter, se não comunicarmos isso através da nossa imagem (aparência + comportamento + linguagem corporal) o outro não percebe quem realmente somos. E, por consequência, não nos trata como gostaríamos de ser tratados.


Então aqui estão minhas 3 dicas para causar uma primeira impressão positiva:


1- Autoconhecimento - somente conhecendo suas características positivas você conseguirá comunicá-las através da sua postura e imagem pessoal. Busque identificar quais são suas melhores qualidades, o que o torna único.


2- Imagem Pessoal - cuide da sua aparência - cabelos organizados, roupas com bom caimento, unhas bem cuidadas são sinais de autocuidado e transmitem uma imagem positiva.


3- Saiba apresentar-se - esteja sempre preparado para explicar o que você faz de forma compacta e interessante. Muitas vezes perdemos a oportunidade única de mostrar quem somos e o que fazermos. Responda as perguntas: quem você é? O que você faz? Por que a pessoa deveria se interessar em saber mais sobre você?

Anote, leia, treine muito para estar preparado e aproveitar as oportunidades únicas que a vida oferece!


A gestão da imagem pessoal é uma ferramenta que possibilita entender o que você está comunicando, identificar como você gostaria de ser visto e somente então, através do autoconhecimento, adequar sua imagem para que ela comunique estas características e esteja alinhada aos seus objetivos pessoais e profissionais.


Domine sua imagem da mesma forma que você domina o seu trabalho e impacte positivamente suas relações profissionais!


Um abraço e até o próximo post!




663 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page